Make your own free website on Tripod.com



ESTADO: MARANHÃO - CAPITAL: SÃO LUÍS

CIDADES:

SÃO LUÍS:

São Luís Cidade alegre, onde as pessoas só pensam em reggae e forró, transborda de sensualidade visto que o calor devido ao sol abundante nos deixam sempre loucos para tirarmos as roupas. Vale a pena ver Projeto Renascer-Centro Histórico tombado como patrimônio cultural da humanidade. Todas as noites é realizado evento ligado a região veja a programação com antecedência. Assistir uma partida de futebol é muito engraçado, quando estivemos lá em 1997 assistimos rodada dupla do campeonato Maranhense Sampaio Correia x Maranhão e Motoclube X Chapadinha. O que nos chamou atenção foi a grande população dentro do estádio e vários torcedores misturados das quatro torcidas sem houver algum atrito. Vimos coreografias no estilo indígena e caboclo realmente fantásticos.
São Luís-Centro Histórico

 

PRAIAS:

 

Praias-Ponta da Areia
A mais agradável em nossa opinião foi Calhau (8km) do Centro tem também Olho d'água (12km) do Centro Aracaji(19Km) a mais tranqüila praia selvagem próxima a cidade. OBS: a maré é muito alta, é interessante ver como o mar vai embora tão longe na maré baixa e como ele invade a cidade na maré alta. Dica: a cidade é muito suja mas a população é bem asseada em relação a higiene pessoal.


ALCÂNTARA:


Alcântara
Cidade histórica tombada pelo patrimônio histórico a 53km de São Luís acesso por balsa (via Itaúna-transporte rodoviário), porém o interessante é ir lá via lancha o próprio passeio é uma aventura pôr causa das correntes marítimas da baía de São Marcos. Todos os dias entre 7 e 11horas dependendo da maré (ver programação) saí uma lancha que leva de 30 a 40 minutos ate chegar lá sendo o retorno entre 16 e 17 horas após, tempo suficiente para se deleitar com a visitação desta cidade que tem vários atrativos arquitetônicos antigos. Dica: tenha uma alimentação leve, pois o retorno da lancha será pior do que a ida devido as marés.


SÃO JOSÉ DE RIBAMAR:

 

S.J. Ribamar Cidade religiosa a aprx 10.km de São Luís é uma espécime de Aparecida do Maranhão onde romeiros de inúmeras cidades do Estado vão pagar promessas e agradecer ao Santo pelas graças alcançadas. A igreja é simples porém bonita. A vista pela praça principal indo para uma torre junto a imagem do Santo é excelente pode-se avistar o Porto da Petrobrás além do exuberante mar.
S.J. Ribamar-Porto



LENÇÓIS MARANHENSES (Barreirinhas):


Lençóis1 A região dos lençóis é muito vasta, pode-se ir lá via mar saindo de São Luís, sobrevoá-la ou ir via carro pôr Barreirinhas, você viajará pôr aproximadamente 190 Km em piçarras, tome muito cuidado, pois os nativos costumam dirigir motos e outros em grande velocidade, eles saem da mata a qualquer momento com seus veículos sem se quer olhar para os lados. Você viajará pela floresta e vai chacoalhar bastante, porém a visão dos lençóis é magnífica valendo a pena todo o sacrifício. Dicas: procure ir para lá durante dias de semana e fora de festas locais, tais como vaquejada, não que vá muita gente, é que o lugar é muito pequeno, E qualquer população extra já começa a faltar vagas nas pequenas pousadas existentes lá.
Lençóis2



ESTADO: PIAUÍ - CAPITAL: TERESINA

CIDADES:

 

PARNAÍBA (Delta do Parnaíba):


Rio Parnaíba-Barco
Cidade simpática de um povo tímido, porém cortez, o que nos atraiu por lá foi o famoso Delta um dos três únicos no mundo (Delta dos rios Mekarg - Ásia e Nilo - África). Delta do Parnaíba é a ramificação do Rio Parnaíba, que desemboca no Atlântico pôr cinco braços - Melancieira, Caju, Tutóia, Canárias e Igarassú, formando um cenário de manguezal ,ilhas (70), ilhotas, igarapés ou seja um ecossistema fantástico. Fizemos o braço de Igarassú, pôr uma companhia de turismo, muito bom o passeio, saímos de barco as 9:00 h da manhã e navegamos pelos igarapés até a Ilha dos Polros, atravessamos as dunas a pé até chegarmos ao mar do outro lado. Tivemos: café da manhã no barco com frutas, almoçamos ancorados na Ilha e a tarde pegamos uma praia de rio, onde foi servido uma "caranguejada". Este passeio é o oficial para turista - vale a pena fazê-lo, porém menos fascinante que este, é ir a Tutóia (MA) de barco via linha normal para nativos. Ninguém em Parnaíba vai te falar sobre ele se perceberem que você é turista, mas ele sai todos os dias no Porto das Balsas do lado oposto onde estão as agências de turismo. A saída dele é em torno de 9:00 às 10:00 horas, depende da maré e leva pôr volta de 7 a 8 horas para chegar em Tutóia. Para fazer o passeio leve água, frutas, lanche, pois não há refeições no barco, compre também uma rede (custa barato no Centro) e é muito prazeroso ver as paisagens deitado na mesma. O barco leva toda a população que vive dentro do Delta, ele é composto de dois andares onde o primeiro vão as cargas (bicicleta, mantimentos, galinhas etc.) e em cima os passageiros. Passando Carnaubeiras cidade mais populosa do delta, o barco esvazia bem, porém é comum barcos menores abordarem o maior para pegarem ou levarem passageiros. Gostamos demais deste passeio. Leve roupas para pernoitar em Tutóia, pois o retorno só será no dia seguinte, você poderá voltar de ônibus que sai pôr volta das 9:00 h informe-se na noite que você chegar lá. Não esqueça máquina fotográfica, o cenário é maravilhoso.
Rio Parnaíba



LUÍS CORREIA:


Luís Corrêia
É a cidade onde há a badalação das praias. São longas e compridas boas para banho. Não perder de forma alguma a Lagoa do Portinho que segundo os estudiosos está acabando pois as dunas estão cobrindo-a, é um lugar muito bonito com paisagem pitoresca e relaxante.



ESTADO: CEARÁ - CAPITAL: FORTALEZA

CIDADES:


FORTALEZA:


Dragão do Mar Em nossa opinião a mais bela capital nordestina, mistura modernidade e simplicidade em suas avenidas e praias do Centro. Iracema foi a nossa preferida na capital, mas não deixem de visitar as demais (Dois novos centros culturais na praia de Iracema: Dragão do Mar e Alpendre-fotos). A praia do Futuro é o "point" da rapaziada é onde está o lugar mais quente nos finais de semana. É imprescindível conhecer Cumbuco e andar pelas dunas a pé ou de bug, muito legal. O Beach Park é outra atração que não deve ser perdida.
Alpendre

CANOA QUEBRADA:


Canoa Quebrada Que junto com a cor da areia mais o vento , o sol em uma combinação entre a estrela e o moinho faz nos colocar num ambiente romântico como protagonistas de belas histórias de amor. É deslumbrante a energia que este cenário nos transmite.

 

JERIQUAQUARA:


Dunas-Jeriquaquara Chegamos lá numa noite de lua cheia, que beleza. Para se chegar lá , tem que atravessar dunas que só são transponíveis pôr veículos próprios para isso (Jardineira, Jipes tracionados, camionetes). Deixamos nosso carro em Jijoca e fomos de pau-de-arara até lá. Dica: existe um quartel de motoristas que cobram valores absurdos para te levar lá, porém existe uma linha de pau-de-arara que sai de manhã e de noite informe-se com a população local. O passeio foi emocionante tivemos que desatolar o veículo. Jeri é muito bom mesmo, as pedras são maravilhosas e o por-do-sol nas dunas! Era todas as tardes. Não esquecer do forró a céu aberto (Obs.: começa depois da meia noite), vimos muito gringo se requebrando. Não deixe de alugar um bug e ir a Tatajuba - cidade que está sendo cobertas pelas dunas. Vimos muitas casas, igreja, quase totalmente cobertas.
Pedra Furada


ESTADO: RIO GRANDE DO NORTE - CAPITAL: NATAL

CIDADES:


NATAL:


Natal1
É uma cidade que se torna atraente devido a quantidade enorme de dunas e praias que estão localizadas bem próximo ao centro dela, tais como dos Artistas, do Forte, Ponta Negra e Morro do Careca , não deixe de visitar Genipabu, pois la você deverá fazer um passeio emocionante nas dunas através de um bug alugado com guia. Vale a pena este passeio, o bug desliza pelos paredões de areia, sua adrenalina vai a mil e o visual é lindíssimo, pois nas paradas que são feitas é incrível a perfeição de como são formadas essas dunas. No meio delas você tem a sensação de estar num deserto., de uma esticada até a lagoa de Genipabu, onde você deve fazer o "SKIBUNDA" esporte local que consiste descer o morro de areia sentado em uma prancha de madeira sendo que lá embaixo você cairá na lagoa, muito divertido. Vá ao maior Cajueiro do mundo , praia de Búzios e outras , fizemos esta rota via bug que alugamos e nós mesmo dirigimos , fomos até Timbaú do Sul pela rota do Sol, tome cuidado no final pois tem que ir pela praia. Para variar atolamos e o mar quase leva nosso bug.
Natal2



TIMBAÚ DO SUL (PRAIA DO PIPA):


Falésia Ficamos sete dias que foram inesquecíveis. O lugar é exótico, gostoso, aconchegante. A praia em si tem muitas pedras, mais existem vários locais excelentes para banho. Caminhar bem cedinho pela praia é o ideal para ver a Baía dos golfinhos e vê-los fazendo suas acrobacias próxima a costa . No fim da tarde passear pelo centrinho de Pipa é relaxante, pois o frescor da cidade contribui para isso. Quando chegou a noite, vimos um fato muito engraçado na única pracinha , abriram um armário que estava no alto de uma coluna no centro da praça e ligaram uma televisão , onde os nativos sentam a frente da mesma e assistem seu programas e novelas, TV em pipa é na praça. E a madrugada? É forro direto . Para quem gosta de rallye deve sair de Pipa e ir para a bacia de Cunhaú via costa , é muito legal, você anda pelos penhascos em trilhas originais e emocionantes , estivemos em 1997 e fizemos o trecho em que os carros do rallye Internacional dos sertões passaram uns dias após.
Praia do pipa




ESTADO: PARAÍBA - CAPITAL: JOÃO PESSOA

CIDADES:

JOÃO PESSOA:


João Pessoa É capital mais arborizada do país, tem praticamente duas praias importantes, Tambaú e Cabo Branco esta última tem o ponto mais oriental do Brasil é onde o sol e o ano novo nascem primeiro no país, vale a pena ver as feirinhas com produtos artesanais da região, comer uma tapioca e passear pelas praias.


CABEDELO:


Cabedelo Próxima a capital, Cabedelo é onde começa a estrada Transamazônica, vale a pena ver o ginásio onde antigamente baleias eram esfoladas e comercializadas, uma espécime de mercado. Hoje isto é proibido.


TAMBABÁ:


Acesso à praia de tambabá Praia de Tambabá Distante da capital aprox km, você terá que fazer um mini rallye em piçarras, porém a beleza das pedras na entrada desta praia compensa a viagem, obs: a praia é de nudismo.


Página Principal Próx. Pág. Nordeste